Archie "derrotou" precursor do Capitão América

Depois de derrotar um super-herói há mais de 80 anos, Archie conquistou a América

Depois de derrotar um super-herói há mais de 80 anos, Archie conquistou a América

06.01.2021
7612 VISITAS
Post original em: 25.09.2020
A Archie Comics é uma editora de quadrinhos estadunidense sediada em Pelham, Nova Iorque, fundada em 1939 sob o nome de MLJ Comics. Esta última estreou no mercado com o gibi Blue Ribbon Comics e depois o Pep Comics. Seu personagem principal era o Shield, o primeiro herói nacionalista de quadrinhos nos EUA, considerado um precursor do Capitão América de Joe Simon e Jack Kirby, sendo publicado 14 meses antes.
Até março de 1944, o cover da revista Pep era o Shield, quando então Archie assumiu a capa. O adolescente Archibald "Chick" Andrews estreou com Betty Cooper e Jughead Jones na edição 22, é homenageado na 36 e domina as capas a partir da 41 até a 48 quando definitivamente ganha a publicação, e seu nome é incluído na capa até dezembro de 1959 quando a revista é encerrada na edição 136.
O AVANÇO DE ARCHIE
CAPAS DA PEP COMICS DOS ANOS 40: Os super-heróis se rendem ao adolescente CAPAS DA PEP COMICS DOS ANOS 40: Os super-heróis se rendem ao adolescente
O sucesso da turma do Archie foi tão grande que levou a editora a mudar seu nome para Archie Comic Publications. No final dos anos 50, a Archie Publishing lançou sua linha "Archie Adventure Series" com uma nova versão do Shield e dois novos personagens.
Hoje a Archie Comics é uma das marcas de maior sucesso e mais longa duração da história da indústria de quadrinhos, já tendo vendido mais de 2 bilhoes de revistas em diversas línguas diferentes e distribuídas em todo o mundo. Archie Comics gerou personagens cuja popularidade se espalhou para outras mídias e que se tornaram parte da cultura pop.
REFERÊNCIAS:
Grand Comics Database (https://www.comics.org/series/164/)
Por: Paulo Franco Rosa (jornalista, editor e roteirista)


Archie

Archie

Archie

Archie
BREVE A CONTINUAÇÃO...
Envie seu e-mail para ser avisado quando a história for atualizada.


REF.: PEP COMICS. New York: Archie / MLJ, 1940 - 1959. Mensal.

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Sandman, sucesso de crítica e de público
Sandman, sucesso de crítica e de público  
Transformers, entre as 60 maiores bilheterias do cinema
Transformers, entre as 60 maiores bilheterias do cinema  
Uma nova maneira de ler histórias em quadrinhos
Uma nova maneira de ler histórias em quadrinhos