O que você precisa saber sobre "Cem Anos de Solidão"

Romance fundamental na história da literatura,  Cem anos de solidão apresenta uma das mais fascinantes aventuras literárias do século XX

Romance fundamental na história da literatura, Cem anos de solidão apresenta uma das mais fascinantes aventuras literárias do século XX

30.10.2024
101 VISITAS
Post original
Por: Por: Giovana Segat - Professora de Literatura do Colégio Marista Assunção, mestre e doutoranda em Linguística Aplicada pela UFRGS

Cem Anos de Solidão, obra central do movimento literário conhecido como “boom latino-americano”, tem uma série lançada na plataforma de streaming Netflix, em dezembro de 2024. Escrito pelo colombiano Gabriel García Márquez e publicado em 1967, o livro icônico do realismo mágico e da literatura mundial tardou a ser adaptado para a linguagem cinematográfica por resistência do próprio autor, falecido em 2014. Com o lançamento da série e com a inclusão da obra na lista de leituras obrigatórias de concursos e vestibulares, Cem Anos de Solidão está sob os holofotes que sempre mereceu.

46%
off

Oferta Exclusiva Para Compra deste Produto   CLIQUE AQUI E PEÇA ESTE PRESENTE!   ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

CLIQUE PARA AMPLIAR OU REDUZIR

Cem anos de solidão

  • DE R$ 69,90
    POR APENAS: R$ 37.26
    ( + FRETE )


A narrativa, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, acompanha a saga da família Buendía ao longo de sete gerações, na pequena comunidade fictícia de Macondo - que, por si só, já é um personagem. Os temas centrais incluem, evidentemente, a solidão, a busca por identidade, os vínculos interpessoais e os ciclos da história, que tendem a se repetir. A solidão permeia a vida dos Buendía, revelando a complexidade das relações humanas. Incesto, loucura, lutas e mortes também são retratados na narrativa.
Para dar conta de tudo isso, García Márquez utiliza uma prosa poética e descritiva, criando imagens vívidas que transportam o leitor para o universo de Macondo. Ali, o realismo mágico transforma eventos extraordinários como parte do cotidiano. Em determinado ponto da história, por exemplo, chove quatro anos sem parar, a ponto de peixes entrarem nadando pela janela e todos acharem normal. A chuva constante desencadeia outras tantas situações atípicas, como o cheiro de umidade e a cor esverdeada dos habitantes. Essa técnica literária cria um ambiente em que o fantástico e o real coexistem, levando o leitor a refletir sobre a natureza da realidade.
Macondo é uma cidade-personagem que não existe, mas que poderia ser a representação de muitas cidadezinhas da América Latina: simboliza tanto a esperança quanto a decadência. Sua fundação e crescimento refletem as transformações sociais da América Latina, enquanto sua eventual destruição sugere a inevitabilidade do destino e a repetição dos erros do passado. Além do lugar, os demais personagens são cativantes e instigantes e, entre nomes que se repetem (são muitos Aurelianos e Josés Arcádios), vale mencionar a matriarca, Úrsula Iguarán, que esteve presente e ativa no seio familiar ao longo de seis gerações.
Cem Anos de Solidão não apenas influenciou a literatura latino-americana, mas também se tornou uma referência global, já que explora a condição humana de maneira local, ecoando em reflexões que alcançam diferentes realidades, espaços geográficos e épocas. A leitura desse clássico é fundamental para qualquer pessoa que ame uma história envolvente, intensa, cheia de reviravoltas e reflexões.



IMAGEM: NETFLIX (REPRODUÇÃO)

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Mary Stewart e a origem inglesa dos romances góticos
Mary Stewart e a origem inglesa dos romances góticos  
O mais famoso desconhecido da golden age comics
O mais famoso desconhecido da golden age comics  
Edgar Allan Poe, pioneiro do pop
Edgar Allan Poe, pioneiro do pop