A história do jornalista que foi expulso de campo

Andrew Jennings, o desmantelador da corrupção no esporte

Andrew Jennings, o desmantelador da corrupção no esporte

31.10.2018
635 VISITAS
Jennings nasceu na Escócia e ainda criança se mudou para Londres, Inglaterra. Ele é neto do ex-jogador Clapton Orient. Jennings trabalhou para o jornal The Sunday Times no final dos anos 1960, após ele trabalhou para outros jornais britânicos antes de se tornar uma repórter investigativo na BBC Radio Four´s Checkpoint. Em 1986, a BBC se recusou a transmitir o seu documentário sobre a corrupção na Scotland Yard; Jennings reagiu se demitindo e transformou o material em seu primeiro livro, “Scotland Yard´s Cocaine Connection”, e o seu documentário foi exibido pelo World In Action da TV Granada da Grã-Bretanha (Fonte: Wikipedia).


Mas Jennings se celebrizou mesmo com a investigação dos bastidores da Fifa. Lançou o livro Jogo sujo no Brasil em 2011 e foi um dos principais responsáveis pelas investigações que resultaram nas expulsões de João Havelange e Ricardo Teixeira da entidade. Por essas e outras, o jornalista foi banido de todos os eventos da Fifa e é considerado seu inimigo número 1. Um dos capítulos do livro denuncia o esquema fraudulento da venda ingressos na Copa. O negócio é administrado pelos irmãos mexicanos Enrique e Jaime Byrom, hoje radicados em Manchester.
Repórteres investigativos nem sempre vivem para ver os caras malvados receberem a merecida punição, mas o mundo inteiro assistiu ao desmantelamento da corrupção olímpica em 1998, quando o Senado dos Estados Unidos investigou o escândalo. Jennings podia ter parado por aí. Mas havia muito ainda pela frente, conta o autor: "Recebi um telefonema de Colin Gibson, editor de esportes do Daily Mail, pedindo que eu desse uma olhada nas pessoas que comandam o futebol internacional. "Ah, Colin, pare com isso. O futebol é coisa graúda. Eu levaria anos para descobrir o que acontece dentro da Fifa. Levei anos. As coisas que descobri são tão estarrecedoras que até eu mesmo fiquei chocado. Alguns caras malvados passaram por lá ? ou ainda estão lá ? tirando tudo o que podem. O futebol ainda é um jogo bonito, é claro. Isso eles não podem roubar de nós. Mas, conforme você vai ler aqui, na Fifa acontecem negócios abomináveis. Eu gostaria que o futebol tivesse a liderança que merece. Nesse espírito, dedico este livro a todos os torcedores e fãs do futebol."
Os livros de Jennings
  • Scotland Yard´s Cocaine Connection, 1989 ISBN 978-0224025218
  • The Lords of the Rings , Power, Money & Drugs in the Modern Olympics, 1992 ISBN 0-671-71122-9
  • The New Lords of the Rings, 1996 ISBN 0-671-85571-9
  • The Great Olympic Swindle, 2000 ISBN 978-0684866772
  • Jogo Sujo - o Mundo Secreto da Fifa, 2011 ISBN 978-85-7559-384-4
  • Um Jogo Cada Vez mais Sujo, 2014 ISBN 9788578883546


FOTO: AGÊNCIA PÚBLICA (https://apublica.org/)

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Promethea: A premiada obra de Alan Moore e J.H. Williams III
Promethea: A premiada obra de Alan Moore e J.H. Williams III  
Livro de Colorir para Adultos?!? Eles estão entre os mais vendidos no Brasil
Livro de Colorir para Adultos?!? Eles estão entre os mais vendidos no Brasil  
Uma mistura de Jetsons com Archie Comics: a cara dos anos 50 e 60
Uma mistura de Jetsons com Archie Comics: a cara dos anos 50 e 60