FGDQ 2018 se consolida como encontro cultural

Festival Guia dos Quadrinhos: De mercado de pulgas a encontro da cultura nerd nacional

Festival Guia dos Quadrinhos: De mercado de pulgas a encontro da cultura nerd nacional

23.07.2019
3196 VISITAS
O Festival Guia dos Quadrinhos teve início em 2009 e se chamava Mercado de Pulgas, mas mudou o nome desde 2013. Hoje, é um dos eventos nerds mais adorados pelos fãs de quadrinhos e de cultura pop e tem dois pontos que o distinguem de outros eventos do gênero no Brasil: Só no Festival é possível encontrar raridades e oportunidades como aquelas colocadas à venda pelos expositores; O Festival é o único evento onde os leitores têm acesso irrestrito aos artistas e profissionais de quadrinhos do Brasil e são capazes de conversar, trocar ideias e dar sugestões a eles, no que já se tornou uma grande reunião de amigos que compartilham os mesmos interesses.


Ao longo dos últimos anos, editores da Panini, Abril, Mauricio de Sousa, HQM, JBC, Europa, Nova Sampa e várias outras já participaram do evento, assim como desenhistas e roteiristas da Disney e da Turma da Mônica; autores dos mais variados quadrinhos nacionais e importados, jornalistas e figuras destacadas da área de entretenimento, escritores e colecionadores lendários no mercado.
Além do tradicional Mercado de Pulgas, no qual é possível encontrar quadrinhos e colecionáveis a preços convidativos; o Centro dos Artistas, com o melhor da produção atual de quadrinhos brasileiros; e exposições de arte, o Festival Guia dos Quadrinhos sempre conta com uma divertida programação de debates, palestras, sessões de autógrafos e prêmios que apelam aos interessados em HQs.

A edição 2018 do evento teve o lançamento do livro Vertigo: Além do Limiar (Edson Diogo) e uma exposição sobre os 25 anos do selo da DC Comics, o Museu Abril de Quadrinhos Disney (Salão Comix), o Flash Quiz Nerd, distribuindo prêmios, a loja Japonesque fazendo pinturas faciais nas crianças, as apresentações no auditório, de Octavio Cariello (cores e traço), Cassius Medauar (JBC), Leandro Luigi Del Manto (Devir), Sidney Gusman (Mauricio de Sousa Produções), Marcelo Naranjo (editor do site Universo HQ), Paulo Maffia (Editora Abril), Newton Foot, Priscila Farias, Rogerio de Campos, Rosane Pavam (Revista Animal), entre outros.
A Marvel mereceu um debate especial: "Vingadores: Guerra Infinita e os Dez Anos do Universo Cinematográfico Marvel" discutindo o que esperar do clímax de uma história que começou no cinema há dez anos e sobre o futuro do universo cinematográfico da franquia.



Os destaques da edição ficaram por conta do inédito "Leilão de quadrinhos raros e artes originais" e do concorrido "Concurso de cosplay" com a exibição de fantasias, máscaras, roupas criativas e ousadas e, claro super-heróis, vilões e monstros! Um concurso organizado pelo grupo Comics Cosplay Br, com prêmios da Japonesque para os participantes que se destacaram.



Da Redação com fotos de: Vera Vilela

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Turma da Mônica em prol do empreendedorismo feminino
Turma da Mônica em prol do empreendedorismo feminino  
Não precisa ter dom para desenhar
Não precisa ter dom para desenhar  
O filme que virou quadrinhos que virou filme: Reptisaurus!
O filme que virou quadrinhos que virou filme: Reptisaurus!