Uma mistura de Jetsons com Archie Comics: a cara dos anos 50 e 60

Quadrinho desconhecido mixava o boom da liberação teen com a corrida espacial iminente

Quadrinho desconhecido mixava o boom da liberação teen com a corrida espacial iminente

05.11.2020
9248 VISITAS
Post original em: 26.10.2018
A década de 50 nos EUA vem para dizer: Vencemos a guerra e não devemos nada pra ninguém! Nasce a pop art e os jovens acreditam que o passado nefasto ficou para os velhos. A economia em ascensão impulsiona o mercado e o consumismo. A indústria promove a moda das fibras sintéticas, a cultura pop, a música de vanguarda, como o rock.
É uma verdadeira revolução jovem. Pela primeira vez os adolescentes dizem não aos pais e a moda, a música e a cultura pop ditam as novas regras sociais.
Há uma história em quadrinhos lançada no início dos anos 50 chamada "Jetta no século 21" que se parece com a turma do Archie no futuro, com uma protagonista feminina contracenando com um rapaz chamado... Arky ! A revista não durou muito, mas ela retrata bem este momento rock´n´roll da América, indo além já que começava a flertar com a corrida espacial e uma virtual era atômica.
Porém, Jetta no século 21 foi um lançamento obscuro que só teve três edições, que foram rotuladas #5, #6 e #7, porque aparentemente os editores queriam passar a ideia de que a revista estava em circulação há mais tempo. Prática comum na época.
Independente das confusões dos editores, nesta época já existiam os Archie Comics, mas não os Jetsons e a trama de Jetta, mistura cenários futurísticos retrô semelhantes aos de Hanna-Barbera e personagens adolescentes envolvidos em roteiros a lá Archie.
A publicação foi bem elaborada, mas não foi adiante, afinal o artista Dan Decarlo, idealizador de Jetta foi contratado pela Archie Comics e ficou muito conhecido por desenvolver o novo visual da família Archie no final da década de 1950 e começo de 1960, modernizando os personagens a uma aparência contemporânea e estabelecendo um estilo aos comics. DeCarlo acabou por lançar dentro da Archie alguns personagen seus, que ganharam revistas próprias como Josie e as gatinhas e Betty e Verônica, pelo qual foi premiado.
Por: Paulo Franco Rosa (Jornalista, roteirista e editor de publicações especializadas)
REFERÊNCIA(S):
Grand Comics Database (https://www.comics.org/series/18222/)



Jetta em: Que espécime!

Jetta em: Que espécime!

Jetta em: Que espécime!

Jetta em: Que espécime!

Jetta em: Que espécime!
BREVE A CONTINUAÇÃO...
Envie seu e-mail para ser avisado quando a história for atualizada.


REF.: JETTA OF THE 21ST CENTURY. Nova Iorque: Standard Magazines, 1952-1953. Trimestral.

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Não chegou a nossa hora
Não chegou a nossa hora  
Edgar Allan Poe, pioneiro do pop
Edgar Allan Poe, pioneiro do pop  
Quadrinhos atestam a paixão por carros no mundo todo
Quadrinhos atestam a paixão por carros no mundo todo