Paul Murry, o homem que "só" desenhava

Paul Murry, apesar de nunca ter roteirizado, desenhou um total de 757 histórias em quadrinhos

Paul Murry, apesar de nunca ter roteirizado, desenhou um total de 757 histórias em quadrinhos

17.12.2019
7073 VISITAS
Post original em: 04.01.2019
Paul Murry produziu quadrinhos para a Disney de 1943 até 1984, e, apesar de nunca ter roteirizado uma história sequer, desenhou um total de 757 histórias, entre tiras de jornal e histórias publicadas em revistas, a maior parte destas para a editora Dell Comics.

E a especialidade de Paul Murry (Saint Joseph, 25 de novembro de 1911 - Palmdale, 4 de Agosto de 1989) era o personagem Mickey, foram 412 histórias com a participação do ratinho, tendo, em 330 delas, o Mickey como personagem principal. Seu primeiro trabalho com o camundongo foi O Segredo dos Fantasmas (The House of Mystery), desenhada a 6 mãos, juntamente com Floyd Gottfredson e Dick Moores, com roteiro de Bill Walsh. A história foi publicada nas tiras diárias de jornal entre 13 de novembro de 1944 e 27 de janeiro de 1945. Depois dela, vieram uma história sem título, composta por 6 tiras diárias (daily strips), The New Girlfriend (12 dailies) e Mickey´s Mini-plane (18 dailies). Já a primeira história solo desenhada por Murry, tendo o Mickey como personagem principal, foi O Monstro Marinho (The Monster Whale), publicada originalmente em Vacation Parade nº 1, de julho de 1950.
No Brasil, Paul Murry foi publicado pela primeira vez na revista O Pato Donald nº 2, de agosto de 1950, da Editora Abril, com a história O Amigo Coelho (Laffin´ Place), publicada originalmente em dezembro de 1946, na revista Four Color Comics nº 129. A história contava com o Coelho Quincas, o João Honesto e o Zé Grandão.
Em setembro de 2016, a Editora Abril publicou uma edição especial (capa dura, 484 págs.) dedicada ao desenhista, da série "Disney de Luxo", intitulada "As Grandes Aventuras de Mickey", contendo 24 histórias, entre elas as inéditas O Rubi de Omar Salgado (The Ruby Eye of Homar-Guy-Am), O Rancho Bons e Velhos Tempos (Yesterday Ranch), Perigo na Ferrovia (Ridin´ the Rails) e A Diligência Fantasma (Ghost Stage).
FONTE:WIKIPEDIA (https://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Murry)

FOTO: REPRODUÇÃO

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Escrava Isaura, marco da literatura abolicionista
Escrava Isaura, marco da literatura abolicionista  
Rodin, o escultor fotógrafo
Rodin, o escultor fotógrafo  
Paixões arrebatadoras à vista, especialidade de Nora Roberts
Paixões arrebatadoras à vista, especialidade de Nora Roberts